No início de janeiro, Kevin McCarthy será chamado para depor. Depois que as fitas vazaram, formou-se um comitê de seis membros.

Depois que o áudio vazado revelou suas preocupações sobre o tumulto e membros de seu próprio partido, o Comitê Seleto da Câmara que investiga o ataque de 6 de janeiro pedirá novamente a Kevin McCarthy que responda voluntariamente a perguntas.

Na esteira das últimas revelações relatadas pelo The New York Times, Bennie Thompson, presidente do comitê de 6 de janeiro, disse que o painel estava debatendo se deveria ou não enviar outro pedido para que o líder da minoria da Câmara falasse com eles.

McCarthy expressou sua preocupação na terça-feira, de acordo com o áudio vazado, de que vários legisladores que apoiam Trump, incluindo o deputado da Flórida, o deputado do Alabama Matt Gaetz Enquanto pressiona falsas alegações de que a eleição de 2020 é fraudada, Mo Brooks pode incitar a violência contra colegas legisladores.

McCarthy disse do deputado Ryan, ele está colocando as pessoas em perigo. Devido à sua retórica e crítica do Rep. Gaetz, elegeu-se para a Casa de Representantes. Após os eventos de 6 de janeiro, Liz Cheney tornou-se uma figura pública. E ele não tem nenhum negócio fazendo isso. Vimos o que as pessoas fariam no Capitólio, e essas pessoas estavam prontas com corda e tudo mais.

Na esteira da última revelação que foi relatada em fita, Thompson disse a repórteres na terça-feira que McCarthy provavelmente receberia outro convite.

Kevin McCarthy 06 de janeiro

O áudio foi lançado depois que foi revelado que McCarthy disse aos principais republicanos em 10 de janeiro de 2021, quatro dias após a insurgência, que ele pressionaria pela renúncia de Trump depois que os apoiadores de Trump invadiram o Capitólio.

McCarthy já havia acusado Trump de incitar as pessoas a atacar o Capitólio e disse que durante uma ligação com os principais republicanos em 6 de janeiro, o comportamento de Trump foi atroz e totalmente errado.

McCarthy, junto com os congressistas republicanos Jim Jordan e Scott Perry, já se recusou a ajudar voluntariamente o Comitê Seleto da Câmara depois de ser solicitado a fazê-lo no início deste ano.

O painel se absteve de emitir intimações para McCarthy e os outros legisladores para obrigá-los a testemunhar, o que seria quase sem precedentes.

De acordo com Thompson, o comitê se reuniu na terça-feira para discutir os próximos passos possíveis de McCarthy e outros membros da Câmara.

Neste ponto, provavelmente vamos convidar alguns dos legisladores para participar, e então vamos partir daí, disse Thompson.

McCarthy disse que Trump é responsável pelo tumulto e deveria ter denunciado imediatamente a multidão quando viu o que estava acontecendo em um discurso no plenário da Câmara uma semana após o ataque ao Capitólio.

McCarthy afirmou anteriormente que não falará com o painel em 6 de janeiro, alegando que não tem mais nada a acrescentar às suas declarações públicas anteriores acusando a investigação da Câmara de abuso de poder.

McCarthy foi contatado para comentar.