Atletas estão preocupadas com a trajetória do esporte, segundo Lia Thomas Rival

A maioria das atletas do sexo feminino está preocupada com a trajetória dos esportes femininos, de acordo com uma nadadora do Kentucky que competiu contra Lia Thomas, uma nadadora transgênero da Universidade da Pensilvânia, no campeonato de natação da NCAA deste ano.

Riley Gaines, uma veterana da Universidade de Kentucky, disse à senadora republicana Marsha Blackburn do Tennessee no episódio de sexta-feira de seu podcast Unmuted with Marsha que a maioria de nós atletas do sexo feminino – ou mulheres em geral, na verdade – não estão bem com isso e eles Não estou bem com a trajetória disso e como isso está indo e como isso pode acabar em alguns anos.

Gaines, que empatou em quinto lugar com Thomas no estilo livre de 200 jardas no campeonato, falou sobre Thomas depois que ela foi negada o troféu de quinto lugar, que as autoridades deram a Thomas para segurar durante a apresentação no pódio no mês passado.

Apesar de terminar em quinto na corrida, Thomas foi o primeiro atleta transgênero conhecido a ganhar um campeonato nacional da primeira divisão em qualquer esporte, vencendo o estilo livre de 500 jardas nos campeonatos.

Quando o oficial da NCAA se aproximou de mim, tudo o que ele disse foi: 'Ei, isso foi uma ótima natação. . “No entanto, teremos que entregar o troféu a Lia”, explicou. Ele será enviado para você. Você fez um trabalho fantástico, disse Gaines.

Dado que eles empataram, ela disse que o oficial não identificado não lhe daria uma razão específica pela qual Thomas ficaria com o troféu para o quinto lugar enquanto ela mantinha o troféu para o sexto.

Nesse ponto, eu estava bastante frustrado, então olhei para eles e disse: 'Este é o freestyle feminino de 200 jardas, e Lia ganhou um título nacional ontem à noite, e eu trabalhei todos os dias nos últimos quatro anos para isso. — o que não quer dizer que Lia ou o outro nadador não tinha — porque é muito importante chegar a esse ponto', explicou Gaines.

[A NCAA] colocou completamente a mim e meu trabalho duro e tudo o que eu tinha feito em segundo plano apenas para economizar um pouco em termos de não querer receber essa reação, ela disse ao Kentucky Kernel esta semana, esclarecendo que estava chateada com as regras da NCAA, não Thomаs ou sua transição.

Lia Thomas Mulheres

A elegibilidade de Thomas para competir no campeonato de natação feminino da NCAA foi recebida com ceticismo por seus colegas. Enquanto algumas pessoas elogiaram a participação de Thomas na competição, outras ficaram desapontadas.

Oficiais republicanos se uniram contra a vitória de Thomas, com alguns, como o governador da Flórida, Ron DeSantis, declarando a vice-campeã Emma Weyant a legítima vencedora da corrida de 500 jardas.

No entanto, a comunidade de natação cercou o atleta transgênero com amor e apoio.

Antes que a NCAA adotasse sua própria política de elegibilidade para transgêneros em fevereiro, mais de 300 atuais e antigos NCAA, Team USA e nadadores e mergulhadores internacionais assinaram uma carta aberta à NCAA em apoio a Thomаs, instando a organização a permitir que ela competisse.

Quando se trata de determinar a elegibilidade, a NCAA usou uma abordagem esporte a esporte com base nas políticas dos órgãos governamentais nacionais. As nadadoras transgênero devem mostrar que seu nível de testosterona permaneceu abaixo de 5 nanomoles por litro por pelo menos 36 meses antes da competição, de acordo com a política de natação dos EUA.

Thomas começou a terapia de supressão de testosterona em maio deste ano, 33 meses antes do Campeonato Mundial.

A NCAA foi contatada para comentários pela Newsweek, mas nenhuma resposta foi recebida antes que a história fosse publicada.