Por causa da aposta de McCarthy, Raskin afirma que o Comitê 1/6 é 'capaz de fazer o trabalho'.

A decisão do líder da minoria na Câmara, Kevin McCarthy, de retirar os republicanos do comitê de 6 de janeiro no verão passado, de acordo com o deputado Jamie Raskin, de Maryland, permitiu que o painel realizasse o trabalho.

McCarthy pressionou por um boicote do comitê de investigação nos Estados Unidos da América. A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, rejeitou dois de seus cinco indicados para o painel em julho, resultando em um motim no Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Em uma entrevista publicada pela NBC News no domingo, Raskin, membro do comitê, disse sobre a mudança: Institucionalmente, acho que foi uma decisão terrível. Do ponto de vista político, acredito que foi uma decisão sábia porque podemos fazer as coisas.

McCarthy, por outro lado, disse à NBC News que não se arrepende de boicotar o evento.

Ele descreveu a investigação do painel de 6 de janeiro como nada além de um show político na semana passada. Eles já têm o relatório escrito e, em vez de buscar a verdade, estão tentando criar uma narrativa para isso.

Espera-se que o painel inicie audiências públicas sobre o motim do Capitólio nesta primavera, após meses de investigação e, em março, sugeriu que o ex-presidente Donald Trump poderia enfrentar acusações.

Como McCarthy não nomeou nenhum republicano para o comitê, os aliados de Trump podem não saber o que está reservado à medida que o trabalho do painel se torna mais público. Também pode significar que a capacidade do GOP de se opor durante as audiências será limitada.

Raskin Endereço McCarthy 1/6 Gamble

Enquanto McCarthy não nomeou nenhum republicano para o painel, Pelosi o fez, nomeando os representantes Liz Cheney de Wyoming e Adam Kinzinger de Illinois, os quais foram críticos vocais de Trump.

Os representantes Jim Jordan de Ohio e Jim Banks de Indian nomearam-se ao painel por McCarthy em julho, mas Pelosi objetou. Ambos os legisladores são partidários de Trump, e Pelosi disse na época que teve que rejeitar suas indicações porque insistiu na verdade e estava preocupada com as declarações feitas e as ações tomadas por esses membros.

McCarthy afirmou que o comitê perdeu toda a legitimidade e credibilidade como resultado de sua decisão.

McCarthy disse à NBC em 6 de janeiro que os republicanos estão conduzindo sua própria investigação de segurança.

O orador quer ter a palavra final sobre quem o líder da minoria nomeia para o comitê. Ela está preocupada com o que descobrimos? ele perguntou, acrescentando que os investigadores do Partido Republicano produzirão um relatório que abordará a verdade de por que estávamos tão mal preparados naquele dia, quais decisões foram tomadas para nos deixar mal preparados e o que podemos fazer para garantir que isso nunca aconteça novamente .

O escritório de McCarthy foi procurado pela Newsweek para comentar.