Quem é 'The Crypto King' e para onde Gerry Cotten foi?

O mais recente documentário sobre crimes reais a chegar à Netflix é Trust No One: The Hunt For The Crypto King. Os verdadeiros fãs de crimes não se cansam de vigaristas, fraudadores e esquemas multimilionários após o sucesso de Bad Vegan e The Tinder Swindler.

Trust No One segue a ascensão meteórica de Gerald 'Gerry' Cotten ao topo do mundo Bitcoin e a subsequente queda dramática, deixando seu legado manchado. Então, quem é Gerry Cotten e onde ele esteve ultimamente? Tudo o que você precisa saber está disponível na edição atual da Newsweek.

Quem é Gerald 'Gerry' Cotten?

A Quadriga CX, anteriormente a maior exchange de criptomoedas do Canadá, foi fundada por Gerald Cotten.

Cotten faleceu em dezembro de 2018 durante sua lua de mel em Jaipur, na Índia, com sua esposa Jennifer Robertson. Ele tinha chegado aos trinta anos.

De acordo com uma investigação do Globe and Mail, Cotten morreu de complicações da doença de Crohn e Robertson retornou ao Canadá com seu corpo.

A empresa de Cotten estava prestes a perder milhões de dólares quando o Bitcoin começou a falhar pouco antes de sua morte, e as pessoas tentaram retirar seu dinheiro de uma só vez.

Cotten supostamente prometeu a sua esposa que ele inventaria um método para ela ter acesso a todas as suas senhas criptográficas, mas ele nunca o fez.

Ele tinha mais de CA$250 milhões [$200 milhões] e as senhas da conta Quadrigà no momento da sua morte. Pelo menos 110 mil clientes foram impactados, de acordo com o documentário da Netflix.

Os fundos da Quadrigà (mantidos em carteiras frias off-line) não podiam ser usados ​​para pagar seus usuários porque ninguém sabia as senhas das contas de Cotten.

Quadriga CX foi descoberto como sendo essencialmente um esquema Ponzi após uma investigação da Comissão de Valores Mobiliários de Ontário, que descobriu que Cotten havia criado contas falsas da Quadriga, usado fundos falsos e feito negócios reais, apostando no valor da criptomoeda.

O fim da plataforma de negociação de criptoativos Quadrigà CX (Quаdrigа) foi causado por uma fraude cometida pelo cofundador e CEO da Quаdrigа, Gerаld Cotten, de acordo com o relatório da Comissão de Valores Mobiliários de Ontário.

Os fundos também se transferiram para Cotten pessoalmente e a terceiros, segundo uma auditoria de Ernst & Young. Segundo a BBC, havia um total de CA$ 33 milhões desaparecidos.

Sua esposa afirma que ela não tinha idéia de que ele era um vigarista.

Eu amo o Gerry que eu conhecia, Robertson afirmou em uma entrevista ao The Globe and Mail. Não tenho certeza de quem é essa outra pessoa, mas ele me desapontou tremendamente.

Bitcoin de Gerald Cotten

Onde está Gerry 'Gerry' Cotten agora?

Vários rumores e teorias da conspiração circularam desde a morte de Cotten, alegando que ele ainda está vivo.

O fato de que seu nome foi escrito incorretamente em sua certidão de óbito e que ele havia escrito seu testamento apenas alguns dias antes de sua lua de mel aumentou as suspeitas.

Alguns investidores da Quadriga acreditavam que Cotten forjou sua própria morte e fugiu com milhões como parte de um golpe de saída, enquanto outros achavam que ele teve seu rosto alterado por um cirurgião plástico e não era mais reconhecível, como ouvido em Trust No One.

Alguns especularam que ele estava se movendo e passando por nomes diferentes, enquanto outros supunham que se ele estivesse morto, ele havia sido assassinado ou cometido suicídio.

Houve pedidos para que o corpo de Cotten fosse exumado e uma autópsia realizada nele para confirmar sua identidade e a causa da morte em um ponto.

Outros acusaram Robertson de estar envolvido em sua morte e/ou desaparecimento, o que a levou a tentar o suicídio, disse ela ao The Globe and Mail.

Todas as teorias foram desmascaradas, e acredita-se que Cotten tenha morrido em dezembro de 2018.

Quadriga entrou com pedido de falência em 2019 após encerrar as operações.

Trust No One: The Crypto King's Hunt agora está disponível para assistir na Netflix.