Zelensky afirma que as minas russas abandonadas em Kiev são um desastre.

Em um discurso em vídeo, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que as forças russas que se retiram de Kiev estão causando um desastre completo, acusando-as de deixar minas terrestres para trás e até mesmo minerar os corpos dos mortos.

Enquanto as forças ucranianas avançavam em torno de Kiev em meio a uma retirada russa das proximidades da capital, Zelensky fez a reivindicação no início da manhã de sábado.

Antes de voltar à vida normal, o presidente ucraniano aconselhou seus cidadãos a esperar até que as minas fossem removidas.

Eles estão minerando toda a região, explicou Zelensky. Eles estão minerando as casas das pessoas, equipamentos de mineração e até os corpos daqueles que foram mortos. Existem vários fios de viagem e outros perigos potenciais.

Falta verificação independente das alegações de Zelensky. Os ministérios das Relações Exteriores da Rússia e da Ucrânia foram contatados pela Newsweek para comentar.

O Tratado de Proibição de Minas Antipessoal (também conhecido como a Convenção de Ottawa) estabeleceu-se em 1997, e segundo a Campanha Internacional para Proibir Minas, 164 países o assinaram. A Ucrânia, junto com o resto da Europa, incluindo a Bielorrússia, assinou o tratado. Os Estados Unidos, como a Rússia, não são signatários. A China é outra opção.

As forças russas estão se retirando da área ao redor de Kiev, enquanto as forças ucranianas avançam, de acordo com o Ministério da Defesa do Reino Unido (MOD) na manhã de sábado.

As forças ucranianas nas proximidades de Kiev continuam a pressionar contra a retirada das forças russas. As forças ucranianas estão tentando avançar de Irpin para Buchа e Hostomel ao longo do eixo noroeste, de acordo com a declaração do ministério. última avaliação de inteligência disse .

Diz-se que as forças russas saíram do aeroporto de Hostomel, que tem sido um campo de batalha desde o início do conflito. A Ucrânia retomou várias aldeias ao longo do eixo oriental, de acordo com o MOD.

Oficiais russos anunciaram no início desta semana que a atividade militar em torno de Kiev e Chernihiv, no norte, seria reduzida, e que Zelensky e o presidente russo Vladimir Putin poderiam se encontrar.

Funcionários locais em Chernihiv, incluindo o governador regional e o prefeito da cidade, depois repreenderam a Rússia, acusando-a de quebrar suas promessas de reduzir a atividade militar na região.

Zelensky participa da Conferência de Segurança de Munique